EXPOSIÇÕES – Smetak Imprevisto. Instruir + Mentes = InstruMentos

Home / EXPOSIÇÕES – Smetak Imprevisto. Instruir + Mentes = InstruMentos

Está em cartaz no MAM-SP a exposição Smetak Imprevisto do artista plástico e músico suíço radicado na Bahia por 30 anos, Anton Walter Smetak (1913-1984).

Smetak Imprevisto expõe instrumentos musicais de luthieira que se combinam cabaças, bambu, tubos de PVC, isopor e outros materiais recicláveis, um conjunto que resulta no que o artista batizou de “plásticas sonoras”.

A exposição é interativa e está montada em formato multimídia, ou seja, vários elementos áudio-visuais interagem com o visitante, além da liberdade de experimentação com instrumentos da exposição. As legendas de cada obra são as explicações deixadas por escrito pelo próprio artista, o que permite que o público possa compreender mais do pensamento de um dos músicos mais inventivos de seu tempo, que influenciou movimentos como o tropicalismo e deixou seguidores até os dias de hoje.

Os instrumentos são exibidos em três grupos:

M2005
Os instrumentos deste nicho são exibidos em uma formação que reproduz o som de cada um deles à medida que vão sendo iluminados um a um, para que o público possa distinguir de qual vem o som. Ao final, todos eles se juntam para reproduzir um registro sonoro deixado pelo artista de uma partitura de sua autoria chamada de M2005.

Luthieria clássica experimental
São peças criadas à semelhança de instrumentos clássicos, como o violino (fidle), violoncelo (violoncelo cristal), violão (violão aeólico, para ser tocado pelo vento), viola de gambá (gambus orientalis) e guitarra (bicéfalo, uma guitarra de dois braços que se entrecruzam, homenagem a Gilberto Gil, então um de seus discípulos). Os Choris, instrumentos de corda feitos de materiais orgânicos, como cocos, cabaças e troncos, também foram originados na pesquisa em luthieria e produzem um som que Smetak acreditava reproduzir algo em entre o choro e o riso, portanto: Cho-ri.

Plástica sonora
Obras com forte apelo visual, criados com uma preocupação estética ligada à filosofia professada por Smetak, na qual cada cor e cada forma geométrica utilizada tem um significado específico. O som produzido por algumas destas plásticas sonoras poderão ser ouvidos por meio de um sistema ativado pela presença do visitante.

 
SERVIÇO
Exposição “Smetak Imprevisto” – Grande Sala
Curadoria:
Jasmin Pinho e Arto Lindsay
Concepção: Casa Redonda
Visitação: 10 de outubro a 21 de dezembro de 2008
Local: MAM-SP
Endereço: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3
Telefone: (11) 5085-1300
Horários: De terça à domingo e feriados, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 5,50

Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada.

Aos domingos, a entrada é franca

Fonte: <http://www.mam.org.br/2008/_uploads/boletim/boletim_4_0_nor.pdf>. Acessado em 28 out. 2008.

Comments

    marciolozano

    Massa, gostei do post!

    Reply

Leave a Comment

About Guardian

All the Lorem Ipsum generators on the Internet tend to repeat predefined an chunks as necessary, making this the first true generator on the Internet. All the Lorem Ipsum generators on the Internet tend to repeat predefined Lorem Ipsum as their default model text, and a search for web sites.