Da esquerda para a direita: Dilma Rousseff, José Sarney, Marta Suplicy e Raquel Trindade.
.
O Projeto Calo na Mão e o Grupo Maracatu Bloco de Pedra, parabenizam a pesquisadora, folclorista e artista plástica, Raquel Trindade, que foi homenageada pela Ordem do Mérito Cultural no Palácio do Planalto, em Brasília, na segunda-feira (5/11).
.
No Dia Nacional da Cultura, a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, condecoraram artistas que contribuíram para a formação cultural do povo brasileiro. No total, 41 personalidades receberam as insígnias da 18ª Ordem do Mérito Cultural.
.
Filha mais velha do grande poeta negro, Solano Trindade, Raquel é conhecedora da história e cultura afro-brasileira e uma das maiores memórias vivas no Brasil.
.
18ª Ordem do Mérito Cultural
.
Nessa edição, o nome escolhido para ser reverenciado foi Luiz Gonzaga, no ano de comemoração do centenário de nascimento do “Rei do Baião”.
Uma das homenagens mais importantes do País, a Ordem do Mérito Cultural recebe indicações feitas pela população através de um formulário online ou pelos correios. Os nomes sugeridos são entregues a uma comissão composta por gestores das secretarias do Ministério da Cultura e por presidentes de diversas entidades vinculadas ao órgão. (Fonte: www.embu.sp.gov.br)
.
Raquel Trindade
.
Raquel Trindade de Souza, nasceu em 10 de agosto de 1936 em Recife, Pernambuco. Foi criada e registrada no Rio de Janeiro e mora em Embu das Artes/SP desde 1961. Filha de Maria Margarida da Trindade (terapeuta ocupacional) e Francisco Solano Trindade (poeta, pintor e militante do movimento negro). Antes de se dedicar as Artes Plásticas viajou por toda Europa como bailarina de danças folclóricas no grupo de seu pai, o Teatro Popular Brasileiro. Raquel é autodidata com exceção da gravura que estudou na Fundação Calouste Gulbenkian.
(Fonte: www.facebook.com/raqueltrindade.desouza)
.
Agradecemos à Raquel Trindade por tudo o que ela fez e por tudo que continua fazendo pela cultura popular, desenvolvendo e representando o papel de uma brasileira que acredita nas raízes culturais de nosso país.
.
Bloco de Pedra e Raquel Trindade
.
Em julho do ano passado tivemos o prazer de levar o Bloco de Pedra a Embu das Artes para participar do Festival Solano Trindade, organizado pela turma do Teatro Popular Solano Trindade – TPST. Brincamos maracatu com Raquel, que nos acompanhou durante todo o cortejo no município. E como amanhã é Dia Nacional da Consciência Negra, terça (20), fica aqui a nossa homenagem à essa grande mulher que é Raquel Trindade, a Kambinda!
.
Gustavo Nunes
gustavobnunes@gmail.com