Mestre Afonso no Projeto Calo na Mão

Home / Mestre Afonso no Projeto Calo na Mão

No próximo sábado (27/07) teremos a honra de receber o mestre Afonso Filho, que está à frente da Nação do Maracatu Leão Coroado – Olinda/PE.

 

 

Um pouco sobre o Maracatu Leão Coroado:

 

Uma das figuras mais marcantes na história do Leão Coroado foi Luís de França, que assumiu a liderança do maracatu fundado por seu pai, um ex-escravo africano, por volta do ano de 1954.

Mestre Luís, como era conhecido, nasceu na rua da Guia, bairro do Recife, em 1901. Cresceu no bairro de São José, onde aconteciam cultos africanos e frequentava terreiros de candomblé, como o de Pai Adão, em Água Fria.  Seus pais de santo foram Eustachio Gomes de Almeida e Dona Santa.

 

Dona Santa e Luís de França

Dona Santa e Luís de França

 

Como líder do grupo, que dirigiu com dedicação por mais de quarenta anos – de 1954 até 1997, o ano de sua morte – cuidou da organização, das obrigações religiosas e da direção da batucada, cujo baque secular foi repassado por seu pai.

Com a morte do Mestre, a liderança do Nação Leão Coroado passou para as mãos do babalorixá Afonso Gomes de Aguiar Filho, dono de um terreiro em Águas Compridas, em Olinda, local onde hoje está localizada a sede do maracatu.

 

Mestre Afonso

Mestre Afonso

 

 

E ai, vai perder?

Todas as atividades do Projeto Calo na mão são GRATUITAS e IRRESTRITAS. Compareça!

 

Rua Alves Guimarães, esquina com Rua Heitor Penteado

Sábado, 27/07, das 15 às 17hrs.

 

 

Leave a Comment

About Guardian

All the Lorem Ipsum generators on the Internet tend to repeat predefined an chunks as necessary, making this the first true generator on the Internet. All the Lorem Ipsum generators on the Internet tend to repeat predefined Lorem Ipsum as their default model text, and a search for web sites.