Guga (à dir.) e Shacon Viana (foto Gleds Lima), visita o Projeto Calo na Mão no Colégio Antônio Alves Cruz.
.
Neste último sábado (17), o Projeto Calo na Mão teve como atividade sua 3ª aula no curso de introdução ao maracatu, repassando os baques de marcação e imalê, somados com as convenções. A nova turma é muito dedicada, o conteúdo passado têm sido absorvido com facilidade e os exercícios já tomam corpo de toada.
.
Na oficina aberta, que vai das 15h às 17h, foi puxado o “esquenta” e três loas do Grupo Maracatu Bloco de Pedra. Logo depois, foi pedido as timbas para começar as loas da Nação do Maracatu Porto Rico.
.
Quando Guga começa: “Nagô, Nagô, nossa rainha…” – Shacon Viana, mestre da Nação Porto Rico, entra na quadra do Alves, e Guga continua: “Pra quê puxar a loa, se o próprio mestre da Nação tá aí!”, descreve Flávia Fratin.
.
Foram mais ou menos 7 toadas do Porto Rico puxadas por Shacon ao longo da oficina, dentre elas Na Força do Machado, destaque do carnaval 2012 em Recife entre a Nação. Guga aproveitou e cantou Homenagem ao Shacon, loa composta por Marcio Lozano e O Bloco de Pedra Sou Eu, feita pelo Mestre em retribuição à homenagem.
.
…
.
Conheça a loa Na Força do Machado no Youtube, clique aqui.
.
As loas Homenagem ao Shacon e O Bloco de Pedra Sou Eu, clique aqui.
Veja um pouco do que rolou no Projeto no último sábado neste filme de Francisco Schuller Isensee, clicando aqui.
Axé!
por Gustavo Nunes